quinta-feira, 22 de novembro de 2007

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Alô Alô MADEIRENSES de plantão, como é que vai a semana ?!
Lembremos-nos de que essa é uma semana de reflexão perante um grande problema social no Brasil e no mundo : a questão dos conflitos etnicos.
Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, e foi escolhido para coincidir com o dia da morte do Grande Guerreiro Zumbi dos Palmares.
Zumbi nasceu livre em um quilombo mais foi capturado e vendido para um padre aos 7 anos de idade. Recebeu alfabetização, chegou até a ajudar nas missas. Aos 15 anos consegue fugir e vai para o Quilombo dos Palmares, que se localizava em Alagoas, na Serra da Barriga, e tinha aproximadamente o tamanho de Portugal.No seu auge, Palmares chegou a ter 30 mil habitantes. Lá Zumbi se destacou como guerreiro e estrategista tornado-se um grande líder.
Após inúmeras tentativas do império, Palmares sucumbe aos 6 de fevereiro de 1694. Zumbi sobrevive ferido, mais é traído por Antonio Soares e morto a 20 de novembro de 1695 com quarenta anos de idade.

Essa semana tem como objetivo uma análise das condições dos afrodescendentes e dos poucos indígenas restantes no Brasil, uma reflexão buscando a ciência e consciência de como a sociedade ainda é preconceituosa e discriminante e os efeitos diretos e práticos desses preconceitos e discriminações. O porque que de a população carcerária ser em sua maioria constituída por negros, as favelas e guetos gerais, e a quantidade de negros que vivem e morrem debaixo de grande violência.
Mais já existem grande iniciativas de movimentos das "minorias" como o caso do Movimento Negro que tem conseguido resultados práticos e legais. Por exemplo: discriminação étnica no Brasil é crime. Há também um grande esforço no resgate das culturas quilombolas e indígenas na expectativa de levantar a alto estima desse povo tão sofrido, porém guerreiro, forte; aumentar o orgulho de se saber negro, indígena, mais antes de qualquer coisa, SER HUMANO.
Orgulhemo-nos do que somos e coloquemos as mãos na massa, pois ainda há muito que fazer !!!
Abraço povo !!!
web metrics