BAMBAS IMORTAIS
Salve salve pessoal. Hoje vamos falar sobre um grande bamba que completaria 73 anos de idade no dia 17 desse mês, um grande sambista, partideiro e defensor da cultura afro-brasileira , o inesquecível CANDEIA.
" De qualquer maneira meu amor eu canto,
de qualquer maneira meu encanto eu vou sambar."
17/08/35 16/11/78
Antonio Candeia Filho desde cedo frequentou rodas de choro, samba e partido alto em Oswaldo Cruz, pois seu pai era flautista e sambista. Ele contava que em suas festas de aniversário, quando criança, não haviam bolos, doces nem balões, mais samba, feijoada e cachaça. Isso influenciou decisivamente a vida do mestre que já aos 17 anos de idade via seu primeiro samba enredo "Seis Datas Magnas" em parceria com Altair Prego sendo cantado na avenida pela Portela num ano em que ocorreu a façanha da mesma ser campeã do carnaval com nota 10 absoluta, isto é, sem perder um ponto sequer em nenhum dos quesitos.
Tocava cavaquinho e violão, jogava capoeira, frequentava o candomblé... era um grande amante da cultura negra.
Sua vida começou a mudar quando no inicio da década de 60 ele se tornou policial civil. Adotou uma postura autoritária e truculenta, fato bastante comentado pelos companheiros de trabalho e também de samba. Corre à boca miúda que, certa noite, uma protituta que ele havia esbofeteado lhe rogou uma praga e que no dia seguinte, após se envolver num acidente de trânsito, levou um tiro na coluna que o condenou a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. Daí por diante seus sambas se tornaram mais melancólicos, introspectivos e reflexivos, passou a dedicar a sua ida inteiramente ao samba. Passava por altos e baixos, ficou por algum tempo inteiramente recolhido em casa sem receber ninguém, porém o mestre deu a volta por cima, compôs muita música bonita e reabriu sua casa para rodas de partido alto. Em 1975 fundou a ESCOLA DE SAMBA QUILOMBO com a máxima:" Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete as influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura do nosso povo."
Faleceu no ano de 1978 deixando uma discografia referência no gênero.
" De qualquer maneira meu amor eu canto,
de qualquer maneira meu encanto eu vou sambar."
17/08/35 16/11/78
Antonio Candeia Filho desde cedo frequentou rodas de choro, samba e partido alto em Oswaldo Cruz, pois seu pai era flautista e sambista. Ele contava que em suas festas de aniversário, quando criança, não haviam bolos, doces nem balões, mais samba, feijoada e cachaça. Isso influenciou decisivamente a vida do mestre que já aos 17 anos de idade via seu primeiro samba enredo "Seis Datas Magnas" em parceria com Altair Prego sendo cantado na avenida pela Portela num ano em que ocorreu a façanha da mesma ser campeã do carnaval com nota 10 absoluta, isto é, sem perder um ponto sequer em nenhum dos quesitos.
Tocava cavaquinho e violão, jogava capoeira, frequentava o candomblé... era um grande amante da cultura negra.
Sua vida começou a mudar quando no inicio da década de 60 ele se tornou policial civil. Adotou uma postura autoritária e truculenta, fato bastante comentado pelos companheiros de trabalho e também de samba. Corre à boca miúda que, certa noite, uma protituta que ele havia esbofeteado lhe rogou uma praga e que no dia seguinte, após se envolver num acidente de trânsito, levou um tiro na coluna que o condenou a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. Daí por diante seus sambas se tornaram mais melancólicos, introspectivos e reflexivos, passou a dedicar a sua ida inteiramente ao samba. Passava por altos e baixos, ficou por algum tempo inteiramente recolhido em casa sem receber ninguém, porém o mestre deu a volta por cima, compôs muita música bonita e reabriu sua casa para rodas de partido alto. Em 1975 fundou a ESCOLA DE SAMBA QUILOMBO com a máxima:" Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete as influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura do nosso povo."
Faleceu no ano de 1978 deixando uma discografia referência no gênero.
• | Mensageiros do Samba (1964) Gravadora Philips LP |
• | Candeia (1970) Gravadora Equipe LP |
• | Raiz (1971) Gravadora Equipe LP |
• | Samba de roda (1975) Tapecar LP |
• | Partido em 5 volume 1 (1975) Tapecar LP |
• | Partido em 5 volume 2 (1975) Tapecar LP |
• | Luz da inspiração (1977) Atlantic/WEA LP |
• | Partido em 5 volume 3 (1977) Tapecar LP |
• | Quatro grandes do samba (c/ Elton Medeiros, Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho) (1977) RCA Victor LP |
• | Axé! Gente amiga do samba (1978) Atlantic/WEA LP |
• | Candeia e Elton Medeiros. Coleção Nova História da Música Popular Brasileira (1978) Abril Cultural EP |
• | Candeia (1988) Funarte LP |
• | Mestre da MPB - Candeia (1993) Warner Music CD |
• | Candeia, Aniceto do Império, Mestre Marçal e Velha-Guarda da Portela (1997) Funarte/Atração Fonográfica CD |
• | Raiz - Filosofia do samba (1997) Copacabana Discos CD |
• | Candeia - Samba da antiga (1997) Copacabana Discos CD |
• | Eterna chama/Candeia (1998) Perfil Musical CD |
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